Projetos – Top 15

Protos, o automóvel do Barão, comemora 114 anos em perfeito estado de conservação.

Ao completar 114 anos em plena forma, o automóvel Protos, integrado à exposição “Do Móvel ao Automóvel- Transitando pela História”, é testemunho da ação eficaz e agregadora da AAMHN.

A restauração do Protos foi um exemplo da força, coragem e dedicação de um voluntário, Guilherme Pfisterer, que, com seu entusiasmo e perseverança, liderou em 1989 uma campanha para a recuperação do “carro do Barão”, de 1908, que pertenceu ao Barão do Rio Branco. A ele, sempre com o apoio da AAMHN, uniram-se associados, instituições culturais, empresas públicas e privadas, consulados, o Veteran Car Club e o Ministério da Cultura.  

E uma missão que parecia impossível foi se viabilizando ao longo de sete anos, com a recuperação total do automóvel – motor e carroceria! Um dos dois exemplares do gênero existentes no mundo, o Protos do MHN é o único que capaz de se locomover.

O longo processo de restauração iniciou-se com o levantamento das informações técnicas e históricas do veículo, com consultas ao Deutsches Museum, que guarda em seu acervo o outro automóvel similar, e ao Siemens Museum, na Alemanha, realizadas com o apoio da Lufthansa. A mesma companhia aérea trouxe ao Brasil em 1990 os seis pneus doados pela Michelin e que foram especialmente fabricados para o Protos na matriz francesa. No ano seguinte, a Michelin apoiou a restauração do eixo e das rodas; o Curtume Carioca doou o couro do estofamento e a Bosch envolveu-se na recuperação do motor.

Colecionadores do Veteran Car Club e especialistas em restauração de carros antigos acompanharam de perto todos os trabalhos, sempre sob o olhar atento de Guilherme Pfisterer, presente em todas as etapas do processo de restauração do automóvel.

Em 1993 o Protos foi inteiramente desmontado: o conjunto mecânico seguiu para a Mercedes-Benz, enquanto que a carroceria em madeira foi encaminhada à R&E Restaurações, oficina especializada em carros antigos, ambas em São Paulo. Outras empresas associaram-se ao projeto: Renner Dupont, Curtume Carioca, Ceras Johnson e Siemens, viabilizando recursos e materiais para a restauração da carroceria, que voltou a brilhar!  As peças para o motor foram fornecidas pela Bosch, Cofap e Metal Leve.

Para uma restauração tão complexa, foram muitos os obstáculos! Só para a obtenção de um magneto-distribuidor Bosch,  o coração do sistema de ignição do motor, foram necessários dois anos de negociação, envolvendo a AAMHN, o Museu Amsterdan Sauer e o Deutsches Museum.

Finalmente em julho de 1995, o Protos começou a dar seus primeiros passos no pátio da Mercedes-Benz!  Em seguida, o conjunto mecânico foi enviado à R&E Restaurações, para a montagem da carroceria.

Em novembro de 1996, o automóvel retornou ao MHN na carroceria de um caminhão e, para encanto dos que presenciaram esse momento, deu  uma volta completa no Pátio da Minerva, dirigido por um mecânico da Mercedes Benz. 

Após os testes, o automóvel Protos foi apresentado ao público em exposição temporária patrocinada pelo Ministério da Cultura, IPHAN, Petrobrás Distribuidora de Petróleo S. A .e Petrobrás S.A.  Hoje é um dos destaques do MHN em exposição de longa duração.

Gratidão a Guilherme Pfisterer e a todos os que acreditaram no projeto e apoiaram a restauração do Protos! Vida longa ao nosso Protos!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN