Missão e Histórico

Foto Ricardo Bhering
Foto Lau Torquato

Missão

Promover o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades do Museu Histórico Nacional e contribuir para aproximar cada vez mais o público da instituição. 

Metas Principais

  • Contribuir para a preservação, o processamento técnico e a divulgação do acervo histórico, artístico, bibliográfico e documental do Museu; 
  • Apoiar, incentivar e divulgar a realização de exposições especiais com acervo do MHN; 
  • Apoiar, incentivar e divulgar a realização de exposições de terceiros, promovidas por instituições brasileiras ou provenientes do exterior; 
  • Apoiar a realização de cursos, conferências, seminários e palestras, além da edição de publicações;  
  • Apoiar a realização de projetos educativos e de cunho social, promovidos pelo museu; 
  • Contribuir para o enriquecimento do acervo do MHN por meio da aquisição de novos itens  e da restauração de peças das coleções; 
  • Contribuir para a manutenção predial e para a aquisição de equipamentos e de material de consumo necessários ao desenvolvimento das atividades realizadas pelo museu; 
  • Gerenciar a Loja do Museu e desenvolver e financiar  produtos baseados no acervo do MHN; 
  • Arrecadar  recursos financeiros, materiais e técnicos para a realização dos objetivos do MHN e da própria Associação dos Amigos; 
  • Incentivar a adesão de novos associados e a integração cultural com a comunidade.  
Foto Divulgação MHN
Foto Adriana Bandeira

Histórico - 35 anos apoiando o MHN

  1. O Brasil atravessava um período difícil, enfrentando uma inflação descontrolada, que inviabilizava qualquer planejamento em longo prazo. Os museus, como quase todas as instituições federais, sofriam as consequências dessa economia desordenada, sem os recursos necessários para suas necessidades básicas. 

Nesse contexto, inicia-se a mobilização da sociedade civil, organizando-se em sociedades ou associações de amigos com a finalidade de apoiar essas instituições na busca de recursos complementares aos disponibilizados pelo poder público. 

Numa iniciativa pioneira, a então Diretora do MHN, Solange de Sampaio Godoy, e o Presidente da Xerox do Brasil, Henrique Sergio Gregori, reuniram pessoas interessadas em apoiar e promover o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades do Museu Histórico Nacional. 

Nascia assim a Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos e oficializada em Assembleia Geral realizada no Auditório do museu em seis de dezembro de 1988. Nessa mesma Assembleia foi aprovado o estatuto da Associação e eleita sua primeira diretoria, tendo como seu Presidente Henrique Sérgio Gregori. 

Após a morte prematura de seu Presidente em acidente automobilístico, a AAMHN lhe rendeu homenagem com a instituição em 1990 da Medalha Henrique Sérgio Gregori, concedida anualmente aqueles  –  pessoas físicas e jurídicas – que contribuem significativamente para as atividades do MHN.

Foto Divulgação MHN
Foto Divulgação MHN

Em seu primeiro ano de atuação, a AAMHN firmou convênio com o Governo Federal da Alemanha, através de seu Consulado Geral no Rio de Janeiro, para o início das obras de restauração da Casa do Trem, edificação de 1762, cuja estabilidade estava comprometida por graves danos estruturais. 

Prato Barão de Macaúbas
Foto Helcio Peynado
Foto Helcio Peynado
Foto Divulgação MHN

Nos últimos 35 anos, a AAMHN faz parte do cotidiano do MHN, atuando desde as pequenas,  mas não menos importantes,  ações de manutenção até os mais significativos projetos da instituição, tais como o “Projeto de Restauração e Modernização do Museu Histórico Nacional – 2003/2010” e o “Plano Anual 2020-2022”. 

A AAMHN esteve presente na restauração de importantes ícones do acervo do museu – o automóvel Protos, de 1908, que pertenceu ao Barão do Rio Branco;  a monumental tela de Vitor Meirelles, o Combate Naval do Riachuelo;  a coleção de esculturas, entre as quais a  de D. Pedro I e a escultura equestre de D. Pedro II e a coleção de berlindas e outros veículos. 

Foto Divulgação MHN
Foto Divulgação MHN

Dinamizar espaços, divulgar coleções e aproximar o Museu da sociedade, assim vem atuando a AAMHN, através do apoio às inúmeras exposições realizadas, inclusive internacionais, cursos, seminários, à edição de CD-ROMs e publicações e ao projeto “Música no Museu”. 

Ao longo dos anos, foram muitos os que colaboraram com a  AAMHN em sua Missão e, a todos eles o nosso agradecimento, em especial aos amigos  que integraram os Conselhos Deliberativo e Fiscal da AAMHN: 

Agenor Pinheiro Rodrigues Valle, 
Antonio Luiz Porto e Albuquerque (in memoriam), 
Arthur Sampaio Candal Fonseca, 
Cesar Romero Pinto de Mello Palhares, 
Dulce Ludolf (in memoriam), 
Ecyla Castanheira Brandão (in memoriam), 
Guilherme Pfisterer, 
Heleny Pires de Castro, 
Heloisa Magalhaes Duncan, 
Henrique Sergio Gregori (in memoriam), 
Ítalo Simeão Viola (in memoriam),
João Hermes Pereira de Araújo, 
João Marinho Nunes (in memoriam), 
João Sérgio Marinho, 
Jorge La Saigne de Botton, 
José Antonio Ferreira (in memoriam), 
José Luiz Álqueres, 
José Roberto Tenório (in memoriam), 
Lucia Macedo Costa, 
Lúcia Meira Lima,  
Lúcia Olinto de Carvalho, 
Luiz Carlos Machado de Aguiar, 

Magaly de Oliveira Cabral, 
Marcelo Paes Fernandez Conde, 
Marcio Roiter, 
Maria Elizabeth Banchi Alves, 
Maria Isabel Galvão Fukuara, 
Maria Marques Linhares Pinto,
Marília Duarte Nunes (in memoriam), 
Martha Luiza Vieira Lopes, 
Olavo Cabral Ramos Filho (in memoriam), 
Paulo Knauss, 
Paulo Roberto Ribeiro Pinto, 
Roberto Paulo Cezar de Andrade, 
Rosane Maria Rocha de Carvalho, 
Samuel Kaufmann (im memoriam), 
Siglia Mattos dos Reis, 
Solange de Sampaio Godoy, 
Thereza Fisher, 
Vania Bonelli, 
Vera Lúcia Bottrel Tostes, 
Victorino Coutinho Chermont de Miranda, 
Vitor Rogério da Costa. 

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN