Gestão Atual

Maria Marques Linhares Pinto 
Presidente 

Maria Marques Linhares Pinto 
Presidente 

Graduada em Matemática, Física e Desenho Geométrico, exerceu o magistério em escolas públicas e particulares durante um período de sua vida. Migrou para a iniciativa privada onde exerce o cargo de Diretora Administrativa da Clínica de Patologia e Diagnósticos Ltda. Ingressou na AAMHN em 1989, tendo integrado o Conselho Fiscal de 1993 a 2020, quando foi eleita Presidente do Conselho Deliberativo da Associação. Pela sua dedicação às atividades do Conselho Fiscal foi agraciada em 2007 com a Medalha HSG. 

Rosane Maria Rocha de Carvalho 
Vice-Presidente 

Rosane Maria Rocha de Carvalho 
Vice-Presidente 

Museóloga e Relações Públicas, especialista em Comunicação e Marketing de Museus, Mestre e Doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). Coordenadora de Conteúdo do MBA em “Gestão de Museus” (Universidade Cândido Mendes). Participou da Associação de Amigos do Museu da República (1991-1998) e presidiu a Associação de Amigos do Museu Antonio Parreiras em Niterói (2013-2015). Funcionária aposentada do IPHAN,  atuou nos Museus da República e Histórico Nacional. 

Heleny Pires de Castro 
Diretora-Executiva 

Heleny Pires de Castro 
Diretora-Executiva 

Museóloga com especialização em arte e vasta experiência na montagem de exposições, inclusive no exterior, integrou a equipe de implantação do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil. Atuou nas Comissões de Medalhística da Casa da Moeda do Brasil e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ICMS/RJ. Agraciada com a Medalha HSG em 1993, foi Coordenadora Técnica do MHN de 1996 a 2004. Desde 2007 exerce o cargo de Diretora Executiva da AAMHN 

Maria Elizabeth Banchi Alves
Diretora-Adjunta 

Maria Elizabeth Banchi Alves
Diretora-Adjunta 

Museóloga com especialização em Arte e História. Voluntária do MHN (1988). Secretária executiva da AAMHN (1989 – 1991). Participação efetiva na fundação da Associação: expansão do quadro de associados e instituição da Medalha HSG. Elaborou o primeiro projeto de reprodução de acervo do MHN (pratos brasonados). Coordenadora da área de Ação Educativa da Diretoria de Museus/FUNARJ (1991 – 1992), Diretora do Museu do Primeiro Reinado (1992 – 2003) e  Coordenadora Técnica do MHN (2003 – 2006). Em 1991 foi homenageada com a Medalha HSG. 

Apoio Administrativo

sar do Nascimento Cunha

Valéria Castro Alves

Conselho Fiscal

Ângela Maria Cunha Telles 
Lúcia Macedo Costa 
Martha Luiza Vieira Lopes 
Oduvaldo de Azeredo Braga 
Paulo Cesar Palhares 
Paulo Roberto Ribeiro Pinto 

Conselho Deliberativo

Guilherme Pfisterer 
Jorge La Saigne de Botton 
Marcelo Paz Fernandes Conde 
Maria Linhares Pinto 
Mozart Vitor Serra 
Paulo Knauss de Mendonça 
Roberto Paulo Cezar de Andrade 
Rosane Maria Rocha de Carvalho  
Vera Lucia Bottrel Tostes 
Victorino Coutinho Chermont de Miranda  

Conselho Consultivo

Angela Cardoso Guedes
Arno Wehling         
Celia  Maria Corsino 
Cícero Antônio Fonseca de Almeida 
Douglas Fasolato 
Ivan Coelho de Sá 
Joaquim de Arruda Falcão Neto 
Jose Carlos Barbosa de Oliveira 
José Luis Alquéres 
José Pio Borges 
Lenora Vasconcelos 
Magali de Oliveira Cabral Santos 
Marcio Fortes 
Marcio Alves Roiter 
Ruth Beatriz Caldeira de Andrade 
Sarah Fassa Benchetrit 
Solange de Sampaio Godoy 
Sonia Rodrigues 
Vania Bonelli 
Vera Maria Abreu de Alencar 

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN