Projetos – Atuais

Livro “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional – 1922 – 2022”

Integrando as comemorações do centenário do MHN, foi lançado em dezembro o livro “Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional – 1922 – 2022”.

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o apoio da AAMHN, a publicação, com 496 páginas, traz textos de cerca de 100 autores e foi organizada pelos pesquisadores André Amud Botelho, Aline Montenegro Magalhães, Rafael Zamorano Bezerra e Maria Isabel Lenzi – também coordenadora editorial. A edição tem projeto gráfico de Victor Burton.

Para Maria Marques Linhares Pinto, Presidente da AAMHN, “Ao selecionar em seu vasto acervo cem significativas peças, entregando a apresentação de cada uma a um autor convidado, o corpo técnico do MHN teve a sensibilidade de oferecer ao leitor diferentes histórias e memórias nacionais, que evocam lembranças carregadas de emoções. Ricamente ilustrado e de leitura agradável, o livro certamente encantará os mais diversos públicos, abrangendo uma ampla faixa etária.”  

Luciana Gondim, gerente do Instituto Cultural Vale, afirma que “‘Histórias do Brasil – 100 objetos do Museu Histórico Nacional, 1922/ 2022’ é um convite a percorrer nosso passado e compreender de onde viemos, para refletirmos sobre o futuro que queremos construir. O lançamento do livro amplia o acesso ao conteúdo do Museu e permite novas possibilidades de histórias, reflexões e narrativas, reforçando nossa convicção no poder transformador da Cultura”.

A coordenadora editorial e historiadora do MHN, Maria Isabel Lenzi, explica que “o   

livro propõe ao leitor uma maneira diferente de abordar o passado do país, apontando para a importância dos objetos, que são documentos históricos: nós fazemos os objetos, mas também somos feitos por eles”. 

A obra está disponível na Loja do Museu (R$100,00). Informações pelo telefone 21-3922-0314 ou pelo email [email protected] Desconto de 10% para associados.

Visite o Museu Histórico Nacional

Site: http://mhn.museus.gov.br/ 

Redes sociais: @museuhistoriconacional

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN