Projetos – Top 15

Exposições temporárias e de longa duração: apoio permanente.

Um dos objetivos da AAMHN sempre foi contribuir para a dinamização do MHN, apoiando a realização de exposições temporárias organizadas pelo próprio museu ou por outras instituições culturais, de exposições itinerantes e até internacionais. Não menos importante são também as ações de manutenção das exposições de longa duração.

Case significativo do apoio da AAMHN às exposições foi o referente à coleção de 572 esculturas religiosas em marfim dos séculos XVII, XVIII e XIX, de origem indo-portuguesa.

Formada entre 1919 e 1930 por José Luiz de Souza Lima, a coleção foi penhorada à Caixa Econômica Federal em 1933 e nunca resgatada. Numa decisão histórica, o então Presidente Getúlio Vargas abriu, em 1940, crédito especial, autorizando o pagamento à CEF e a doação da coleção ao MHN.

Durante muitas décadas a coleção “Souza Lima” ficou em reserva técnica.  Em 1988 a museóloga Lucila Morais Santos tomou a iniciativa de realizar uma extensa pesquisa sobre essa coleção, lançando um novo olhar sobre a mesma que possibilitou a curadoria de exposições inéditas e a edição de seus catálogos.

A AAMHN abraçou a causa de divulgar a coleção “Souza Lima”.

Em 1993, foi realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, a primeira grande exposição, denominada “A Arte do Marfim – Do Sagrado e da História na Coleção Souza Lima do Museu Histórico Nacional”.

Admirado pela magnitude da coleção, o então Presidente da AAMHN, Roberto Paulo Cezar de Andrade, não mediu esforços para viabilizar a ida da coleção para os Estados Unidos, o que se concretizou em1995 com a sua apresentação na sede do America’s Society, em Nova York.

Também com o apoio da AAMHN,  a exposição “Arte do Marfim” foi inaugurada em 1998 em Portugal, no Museu dos Transportes e Comunicação, na cidade do Porto, no âmbito das “Comemorações dos Descobrimentos Portugueses”.

Em 2002 foi a vez dos paulistas terem acesso às esculturas em marfim, em exposição realizada na Pinacoteca de São Paulo.

A AAMHN patrocinou, ainda, duas exposições realizadas no próprio MHN: “Arte Sacra: Simbolismo e Devoção na Coleção do Museu Histórico Nacional”, em 2005,  e  “A Arte a Serviço da Fé – Tesouros do MHN”, em 2013, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Hoje parte da coleção encontra-se em exposição de longa duração.

A visibilidade, inclusive internacional,  dada à coleção com o apoio da AAMHN constatou ser a mesma uma das mais importantes coleções do gênero existentes no mundo, não apenas pela quantidade de peças, mas pela qualidade das mesmas, todas em excelente estado de conservação.

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN

AAMHN
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.