Projetos – Atuais

Exposição “RIO-1922”

Contando com o apoio da AAMHN, o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e a parceria de instituições públicas, como o Centro Técnico Audiovisual e os Museus da República e Nacional de Belas Artes, a exposição “RIO-1922” conduz o público à cidade do Rio de Janeiro de 100 anos atrás, quando foi criado o Museu Histórico Nacional como uma das atrações da Exposição Internacional do Centenário da Independência.

Organizada em quatro módulos temáticos e resultado de uma curadoria colaborativa, sob a coordenação da arquiteta Simone Kimura, a mostra apresenta, através de pinturas, fotografias, peças de numismática, indumentária e mobiliário, além de  outros itens do acervo do MHN,  aspectos da então capital da República em um ano-chave para a história brasileira, buscando  dar o tom de como se vivia na cidade e os desafios do período.

O primeiro módulo apresenta as reformas para modernizar e embelezar a cidade iniciadas no início do século XX, visando transformá-la na “Paris das Américas”. Nesse sentido, o “desmonte do Morro do Castelo” – berço da cidade do Rio de Janeiro no final do século XVI – foi emblemático, abrindo espaço para a construção dos pavilhões da exposição de 1922, na antiga região da Misericórdia.

O segundo módulo apresenta o contexto cultural e social da cidade no ano de 1922, a partir de imagens e itens do cotidiano, evidenciando uma verdadeira “efervescência carioca”.

 A “Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência” é o tema do terceiro módulo. Realizada entre setembro de 1922 e março de 1923 a exposição recebeu milhões de visitantes. O público pode apreciar de perto na exposição “RIO-1922” um importante item do acervo do museu:  a planta em larga escala da exposição do Centenário com os seus pavilhões. Anúncios publicitários da época, raras imagens em movimento da exposição e itens criados especialmente para a ocasião complementam esse módulo. 

O quarto módulo é dedicado à criação do Museu Histórico Nacional no contexto da Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência. O desativado Arsenal de Guerra foi reformado para abrigar o Pavilhão das Grandes Indústrias, no qual o recém-criado museu de Gustavo Barroso ocupou apenas duas salas. Objetos e imagens contam nesse módulo um pouco da história dos cem anos do museu.

Visite o Museu Histórico Nacional

Site: http://mhn.museus.gov.br/ 

Redes sociais: @museuhistoriconacional

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN

AAMHN
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.