Integrando as comemorações do centenário do MHN, a mostra, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o apoio da AAMHN.
Fazendo uma ponte entre a criação do museu em 1922 e os dias atuais, a exposição reúne itens de acervo que, segundo sua curadoria colaborativa, “propõem novas ideias e atitudes do museu, convidando o público a um processo de escuta, conexão e construção de outras narrativas e representatividades”.
Que histórias podem ser contadas a partir dos objetos? Uma camisa de futebol, a capa de uma revista, uma placa de rua, uma boneca ou um traje religioso se entrelaçam para gerar perguntas e provocações sobre o acervo do MHN, trazendo à luz as recentes reflexões da instituição sobre como se forma uma coleção ou se constrói uma exposição em um museu.
“Em nosso cotidiano, usamos uma infinidade de itens sem refletir sobre como eles contam um pouco sobre nosso tempo”, aponta Fernanda Castro, então diretora Substituta do MHN. “Mas dentro de um museu de história, os objetos ganham novos sentidos, conectando pessoas a memórias. O que propomos nesta exposição é o grande desafio de contar 100 anos de histórias a partir de apenas 10 objetos”.
Visite o Museu Histórico Nacional
Site: http://mhn.museus.gov.br/
Redes sociais: @museuhistoriconacional