A AAMHN sempre teve entre as suas metas o apoio ao Laboratório de Conservação e Restauração na recuperação de significativas coleções do museu.
Um dos grandes desafios do setor era a restauração das monumentais esculturas em gesso, representando importantes personagens da história do Brasil.
A Associação assumiu o compromisso de patrocinar esse projeto, financiando a compra de todo o material necessário, cujo primeiro fruto foi a recuperação da escultura equestre de D. Pedro II, de autoria de Francisco Manoel Chaves Pinheiro (1822-1884), hoje exposta no hall de acesso ao circuito de exposições de longa duração.
Outra escultura restaurada foi a de D. Pedro I, do renomado artista Rodolfo Bernadelli (1852-1931), apresentada ao público em 2008 no âmbito da exposição “Um Novo Mundo, um Novo Império – A Corte Portuguesa no Brasil”. Para aquela exposição temporária, a escultura ganhou movimentos labiais e piscar de olhos, num verdadeiro show de tecnologia e ao proclamar “Independência ou Morte. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil”, emocionou os inúmeros visitantes da exposição, entre os quais os Presidentes do Brasil e de Portugal. Hoje a escultura pode ser vista na exposição “A Construção da Nação – 1822 – 1889”.