Projetos – Top 15

“Casa do Trem” – Edificação histórica salva da ruína

Elegante e sóbria, a “Casa do Trem”, edificação de 1762, é hoje um dos raros exemplos da arquitetura do século XVIII, testemunho da própria trajetória da cidade do Rio de Janeiro

Construída próxima à Fortaleza de Santiago pelo Conde de Bobadela, então Governador da Capitania do Rio de Janeiro, a “Casa do Trem” destinava-se à guarda do armamento (o trem de artilharia) das tropas enviadas por Portugal para proteger a cidade.

Em 1989, no entanto, a “Casa do Trem”, parte integrante do conjunto arquitetônico que compõe o MHN, estava com sua estabilidade comprometida por graves danos estruturais.

Salvá-la da ruína total foi prioridade da AAMHN em seu primeiro ano de atuação, tendo obtido êxito ao conquistar o Governo Federal da Alemanha, representado pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro, para essa importante missão.

Após a assinatura de convênio entre a AAMHN e o Consulado, representados respectivamente pelo Presidente Henrique Sérgio Gregori e o Cônsul Hans Joachim Dunker, os recursos foram liberados para o início da restauração da “Casa do Trem”.

Em três anos as obras estruturais estavam concluídas: o telhado refeito (substituição total das madeiras duramente atacadas por cupins e a colocação de telhas e calhas novas); a estrutura dos pisos dos pavimentos reforçada (toda a madeira trocada por vigas metálicas e lajes pré-moldadas) e as instalações elétricas e hidros sanitárias refeitas.

Entre 1998 e 2000, sempre com o apoio da AAMHN e recursos do Ministério da Cultura e do BNDES, iniciou-se uma segunda etapa de obras, inclusive para restaurar a  

arquitetura original do prédio.  O frontão central, que em 1879 marcava a volumetria do edifício, foi reintegrado à construção e a varanda do corpo central do terceiro andar – acréscimo de 1922, que não se incorporava harmoniosamente ao edifício – foi retirada.

A “Casa do Trem” foi então dotada de modernas instalações de segurança, de refrigeração, de prevenção e de combate a incêndios, além de  elevador de última geração,  para abrigar a coleção de numismática do MHN, uma das mais significativas do gênero existentes no mundo.

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN