A Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional é CLIENTE de colaboração financeira (investimento) do BNDES.
Contando com o investimento do BNDES e do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, as Ações de revitalização patrimonial do Museu Histórico Nacional visam a modernização e revitalização do Museu Histórico Nacional (MHN), no sentido de proteger sua edificação e seu acervo historicamente significativo. O projeto completo, que abrange diversas ações de revitalização do museu, foi contemplado na Chamada Pública 01/2021 – Resgatando a História, do BNDES.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Bem Imóvel – Restauração / Preservação: Diante da significação histórica do conjunto arquitetônico e do acervo contido, é imprescindível assegurar todas as condições e integridade física para a sua plena conservação no que se refere a edificações de reunião pública, como museus. As ações previstas são:
– Execução da obra de Drenagem Subsuperficial (Fachada 4) (projeto executivo já realizado);
– Execução da obra de Modernização Elétrica | Entrada de Energia (projeto executivo já realizado);
– Execução da obra de Instalações de Aterramento e SPDA (Parte 1) (projeto executivo já realizado);
– Execução da obra de Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio (projeto executivo já realizado), incluindo reforma no Auditório
– Execução do reparo da cobertura translúcida do Pátio Gustavo Barroso.
– Confecção de 3 rampas para dar condições de acessibilidade a áreas com diferença de níveis
– Contratação de projeto executivo de restauração/arquitetura e execução de obras para mudança da Reserva Técnica 2 para sala 109.
– Contratação de projeto executivo e execução das obras/restauração de reparos prediais e nos banheiros, recepção, lojinha e guarda volumes do museu;
– Contratação de projeto executivo para obras de ventilação, exaustão e climatização para os três pavimentos do museu, prevendo aquisição e instalação de aparelhos de ar-condicionado, considerando o projeto executivo já existente para realizar obras no terceiro pavimento do museu e realizando a compatibilização de projetos.
Manutenção do Museu
Realização de Requalificação da Exposição de Longa Duração do Museu Histórico Nacional: módulos “Portugueses no Mundo”(requalificação geral), “Formação do Estado” e “Cidadania” (requalificação parcial).
Preservação de Acervo Cultural
Catalogação, Digitalização, Aquisição de Material de Guarda e de Infraestrutura para o Acervo de Numismática.
Modernização do Museu
Estruturação dos espaços de acolhimento, ação educativa e cultural da Casa do Trem.
Publicações
Publicação Numismata: Esta será a primeira publicação dedicada ao acervo bibliográfico que contempla 120 obras raras impressas entre os séculos XVI e XIX. Tiragem: até 1.500 exemplares .
Publicação Numismática: Pretende-se divulgar nacionalmente o acervo do MHN visando à produção de conhecimento, a partir da divulgação de uma coleção ainda pouco explorada. Tiragem: até 1.500 exemplares.
Estágio
Contratação de dois estagiários de museologia durante 20 meses para apoio das atividades rotineiras do setor da Numismática.
——————————————————————————————————
Conforme Alíneas a), b) e c) do Inciso XXVIII da Cláusula 3ª do Contrato do projeto junto ao BNDES disponiblizamos os seguintes documentos:
a) cópia do estatuto social atualizado da entidade;
b) relação nominal atualizada dos dirigentes da entidade; e
——————————————————————————————————
Visite o Museu Histórico Nacional
Site: http://mhn.museus.gov.br/
Redes sociais: @museuhistoriconacional