Projetos – Top 15

Cursos profissionalizantes: jovens carentes e a recuperação do mobiliário do museu

A AAMHN sempre apoiou a área de Projetos Sociais do museu, voltada à inclusão dos segmentos sociais menos privilegiados, provendo recursos para a compra de material de consumo visando às diversas atividades realizadas.

Entre os vários projetos realizados, destacaram-se três cursos profissionalizantes – dois patrocinados pela Comunidade Solidária e um pelo BNDES, em parceria com Arnaldo Danemberg Antiquário -, que trouxeram um saldo positivo para o Museu.

Através desses cursos – “A Palha no Mobiliário – História e Conservação – Ofício Empalhador” (1998), “Lustrando o Nosso Passado e Conhecendo a Nossa História” (2001) e “Profissionalizando o Futuro” (2001) –,  jovens entre 15 e 18 anos aprenderam um ofício de boa aceitação no mercado, uma vez em que os artesãos idosos estavam se aposentando ou falecendo. No currículo, técnicas de empalhamento e lustração de móveis, noções de conservação e história do mobiliário no Brasil, além de aulas de reforço escolar em matemática e português.

A equipe técnica do museu organizou uma seleção de cadeiras e de outros móveis que necessitavam de empalhamento e/ou lustração e que poderiam, sob a supervisão do professor Jacson Fátimo de Oliveira (foto) e dos técnicos do  Lacor, serem recuperados pelos alunos como exercício de final de curso.  Com o apoio da AAMHN para a compra do material necessário, 174 peças do acervo foram recuperadas, entre cadeiras, mesas, sofás e outros itens do mobiliário. Em 2009, a AAMHN financiou, ainda, a recuperação pelo professor Jacson Fátimo de Oliveira de mais dez cadeiras em madeira e palhinha que pertenceram à sede do Senado Federal e quinze estofados de procedências diversas.

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN

AAMHN
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.