Projetos – Top 15

Réplica de acervo – Pratos de porcelana

Entre os primeiros projetos realizados pela AAMHN estão duas réplicas de significativos pratos pertencentes ao acervo do Museu.

Idealizado por Maria Elizabeth Banchi Alves, o projeto foi executado pela Kao-lin,  sob a supervisão da equipe técnica do MHN. Pintados à mão, com tiragem de cem exemplares numerados e certificado de autenticidade emitido pelo museu, as duas séries esgotaram-se rapidamente, tendo a renda revertida para o museu.

A réplica do prato de doce em faiança amarela foi lançada em 1990. O original pertence ao serviço  “Independência ou Morte”, único no mundo,  encomendado por D. Pedro I para comemorar a independência do Brasil de Portugal.

No ano seguinte, a AAMHN lançou a réplica do prato raso de porcelana francesa, gravado por Etiènne no século XIX. O original integra a coleção Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Curioso é que o serviço de jantar não chegou a ser produzido. Tratava-se de uma encomenda do Barão para registrar o cinquentenário do reinado de D Pedro II, que não aconteceu devido à proclamação da República.

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN