Projetos – Top 15

Réplica de acervo – Pratos de porcelana

Entre os primeiros projetos realizados pela AAMHN estão duas réplicas de significativos pratos pertencentes ao acervo do Museu.

Idealizado por Maria Elizabeth Banchi Alves, o projeto foi executado pela Kao-lin,  sob a supervisão da equipe técnica do MHN. Pintados à mão, com tiragem de cem exemplares numerados e certificado de autenticidade emitido pelo museu, as duas séries esgotaram-se rapidamente, tendo a renda revertida para o museu.

A réplica do prato de doce em faiança amarela foi lançada em 1990. O original pertence ao serviço  “Independência ou Morte”, único no mundo,  encomendado por D. Pedro I para comemorar a independência do Brasil de Portugal.

No ano seguinte, a AAMHN lançou a réplica do prato raso de porcelana francesa, gravado por Etiènne no século XIX. O original integra a coleção Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas. Curioso é que o serviço de jantar não chegou a ser produzido. Tratava-se de uma encomenda do Barão para registrar o cinquentenário do reinado de D Pedro II, que não aconteceu devido à proclamação da República.

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO SITE!

Integrada às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil e do centenário do Museu Histórico Nacional, a AAMHN lança o seu site para dar maior visibilidade às atividades realizadas e, sobretudo, para incentivar aqueles que queiram tornar-se amigos, contribuindo para a preservação e divulgação do museu, patrimônio de todos nós brasileiros!

Presente no dia a dia da instituição, a Associação colabora para captação de recursos e de novas parcerias, que, repassados ao Museu, são destinados pela Direção à realização de projetos e das mais diversas atividades.

As anuidades recebidas dos amigos são importantes para a manutenção da própria Associação e para o desenvolvimento de seus projetos, tais como a criação de réplicas e produtos baseados no vasto acervo do MHN.

Esperamos que gostem do site, interajam conosco através do e-mail e do whatsapp e que, juntos, somemos esforços em prol de um museu cada vez mais plural, inclusivo, participativo e que abrace todos os diversos segmentos sociais que compõem esse nosso Brasil.

Maria Marques Linhares Pinto
Presidente da AAMHN

AAMHN
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.